Junta de Freguesia de Meãs do Campo

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Home A Freguesia Associações

Associações

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Meãs do Campo

Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Meãs, colectividade fundada a 26 de Outubro de 1981 , pela vontade de um grupo de pessoas entusiasmadas em desenvolver a freguesia no âmbito cultural desportivo e recreativo, entre estes elementos destaca-se o nome do seu fundador e seu primeiro presidente, Sr. José Queda Vieira.

Esta colectividade teve origem para dar expressão a um crescente entusiasmo manifestado no grupo folclórico já existente na altura e que vem a integrar a Associação aquando da sua fundação. Assim como à vontade de outras pessoas interessadas em desenvolver outras actividades de carácter mais desportivo.

O Rancho Folclórico de Meãs encontra-se inscrito como membro de pleno direito na Federação Nacional de Folclore e entusiasma dezenas de jovens e adultos que vivem intensa paixão por esta forma de cultura, feita das tradições da nossa gente que de tempos ancestrais estabelece com o rio uma relação de profunda cumplicidade, fazendo do seu vale o berço cultural e afectivo dos generosos filhos desta simples e lutadora terra.

Ainda é actividade do grupo folclórico entre outras a recolha de objectos e recordações que fizeram o dia a dia dos nossos antepassados, não deixando assim no esquecimento toda a história de um povo que tanto se orgulha de quem fez o seu passado desde os mais humildes aos mais ilustres.

Mas a Associação logo após a sua fundação, viu nascer e crescer no seu seio outra secção que também é hoje motivo de orgulho das gentes de Meãs. A secção de Futebol inicia a sua actividade em 1982 com algumas dificuldades, que não foram motivo suficiente para desanimar.
A falta de um campo para treinar e jogar fez com que nos primeiros tempos os mesmos fossem feitos quer na, Carapinheira quer em Tentúgal, problema que ficaria solucionado com a construção pela Junta de Freguesia, do campo onde a equipa se vem preparando para todos os desafios A equipa da A.C.D.R. de Meãs inscrita na Associação de Futebol de Coimbra, disputou durante vários anos o campeonato da 31 divisão distrital sendo pólo de interesse de grande parte da população e envolvendo muitos jovens que aí encontram um espaço de convívio saudável.

Depois de um pequeno interregno motivado por dificuldades económicas esta secção volta a funcionar em 1993 preparando a época de 93/94. Participa no campeonato da 21 Divisão da Associação Futebol de Coimbra, alcançando a 11 divisão na época de 95/96 e onde se mantém na época 97/98.

À Direcção da Associação cabe a difícil tarefa de manter e entusiasmar estas secções, assim como zelar pelo património construído e desenvolver novos projectos. Destaca-se entre o património da Associação o pavilhão (ainda por concluir) e o bar, local de convívio de todos os «Meâsenses» e que recentemente viu melhoradas as suas condições. É como também não podia deixar de uma importante fonte de receita para ajudar nas despesas correntes da colectividade. '

O pavilhão obra importantíssima para o desenvolvimento das várias actividades que ao momento praticamos, como ainda para o aparecimento de outras que ainda não existem por manifesta falta de condições, falamos nomeadamente nos desportos de salão. Mas cientes que trabalhando em parceria com o poder local, dentro em breve encontraremos as soluções financeiras para rapidamente concluir-mos esta obra que tanta falta faz ao desenvolvimento saudável e harmonioso desta freguesia.

Para terminar queremos desejar boa sorte à mais recente secção da A.C.D.R. de Meãs, que começou a trabalhar no inicio de 1997 e que envolve quase duas dezenas de jovens com vontade de desenvolver o Teatro que tanto carinho recebe da população em geral.
Para todas as secções um grande abraço de solidariedade da Direcção, expressando aqui a vontade de com a vossa ajuda e de todos os sócios continuar a enriquecer a história desta colectividade.

Para todos quantos passaram por esta casa o nosso muito obrigado pela vossa dedicação. AS MEÃS -E A SUA POPULAÇÃO - MERECEM !

A direcção da A.C.D.R. de Meãs

Fonte: “Meãs do Campo – Cem Anos de Evolução” Edição e Propriedade – Comissão de Festas de São Sebastião / 97.

Clube de Caçadores de Meãs do Campo

Breve descrição, endereço e contactos.