Home Noticias XXXIV Festival de Folclore das Meãs

XXXIV Festival de Folclore das Meãs

Integrado nos Festejos em Honra de S. Sebastião, a 34ª edição do Festival de Folclore de Meãs marcou o encerramento das festividades e reuniu centenas de pessoas, no dia 23 de Agosto.

Antes de se ver e ouvir a cultura e a etnografia das diferentes regiões do país, a noite dedicada à cultura e à etnografia começou com o desfile dos ranchos e grupos folclóricos e com a entrega de lembranças às entidades convidadas.

Deixando palavras de entusiasmo e motivação à organização do festival, o presidente da Câmara, Luís Leal, sublinhou “a importância do grupos folclóricos na preservação das tradições, da etnografia e da cultura popular”.

De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia, Armando Maia, salientou “a coragem da comissão de festas integrar o festival de folclore na sua programação”, demonstrando “que as associações da freguesia estão unidas”.

Organizado pelo Grupo Folclórico da Associação Cultural Desportiva e Recreativa (ACDR) de Meãs, o evento contou com a participação do Grupo Folclórico da Trofa; do Rancho Folclórico de Mangualde; do Grupo Folclórico Fogueteiros de Arada, Ovar; e do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Ribeira Brava, Madeira.

No dia seguinte, 24 de Agosto, e integrado na programação da visita da formação insular, os elementos do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Ribeira Brava foram recebidos, pelo Presidente da Câmara, nos Paços do Município.

O momento foi aproveitado para a partilha de experiências e para dar a conhecer os aspectos culturais, históricos, gastronómicos e desportivos do concelho.

Recorde-se que o Grupo Folclórico da ACDR de Meãs é uma das formações concelhias que está integrada na Federação de Folclore Português desde 1986 e que foi fundado a 13 de Junho de 1975.

Fonte: Gabinete de Relações Públicas e Comunicação da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (24-08-2009)